“O objetivo principal desta publicação é facultar informação essencial para potenciais interessados em instalar uma exploração de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) no Sul de Portugal Continental.
Pretende-se despertar e incutir interesse pela atividade de PAM, ou seja, incentivar e fundamentar o desenvolvimento da produção destas plantas que podem constituir uma fonte alternativa de rendimento
para o agricultor e, como tal, contribuir também para o desenvolvimento económico regional.
Atualmente, o mercado de exportação de PAM está em crescente expansão e a procura de plantas produzidas em Portugal é bastante valorizada, não só pelo modo de produção sustentável, mas também
pela intrínseca riqueza destas plantas em óleos essenciais. As condições edafoclimáticas de cariz Mediterrânico, prevalecentes em Portugal, são altamente favoráveis a este tipo de culturas.
Constituem o presente trabalho, 16 plantas selecionadas tendo em conta a adaptação ao meio ambiente da região sul do país e/ou o potencial económico atual e futuro, para os mercados interno e externo.
Cada uma das plantas é apresentada quanto às características biogeográficas, ecológicas e morfológicas, condições e técnicas para o seu cultivo, rendimentos e constituintes químicos e valor económico.”
Esta publicação foi realizada no âmbito do Projeto “Rede Temática para a Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo”, co-financiado pelo Programa PRODER – Ação Redes Temáticas de Informação e Divulgação.
Conteúdos técnico-científicos:
Armando Ferreira, Inocêncio Seita Coelho, Isabel Saraiva, Luis Dargent, Maria do Carmo Serrano e Maria Elvira Ferreira | INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Fátima Duarte e Sara Valente | CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral
Duarte Candeias e Pedro Franco | CEVRM – Centro de Excelência para a Valorização de Recursos Mediterrânicos
Ver documento: http://www.cebal.pt/images/publicacao_pam.pdf