Estão abertas Candidaturas para o Curso de Mestrado em Agricultura Sustentável, na Escola Superior Agrária de Elvas, nas seguintes datas:
- 1ª Fase − de 2 de maio a 13 de julho de 2018
- 2ª Fase − de 27 de julho a 14 de setembro de 2018
O curso de Mestrado em Agricultura Sustentável visa a oferta de estudos pós-graduados nos múltiplos aspectos e vertentes que revestem a sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos.
ObjetivosÂ
Estes estudos possibilitam aos alunos adquirir conhecimentos sólidos e variados, reforçando a sua capacidade de reflexão crÃtica e integrada sobre a problemática da sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos e soluções preconizadas, estimulando a criatividade para a formulação e análise de novas soluções. O âmbito de estudo oferecido pretende ser bastante vasto cobrindo quer as áreas de estudo no domÃnio da produção integrada sensu lato, quer na vertente mais dirigida para a sustentabilidade económica e ambiental, e ainda no âmbito da inovação tecnológica essencial a todo o processo.
Esta formação assegura, na sua globalidade, a aquisição de uma especialização de natureza predominantemente profissional, concretizada com a elaboração e apresentação de um relatório de estágio, ou de um trabalho de projecto, sem impedir contudo que, caso o aluno assim o pretenda, possa enveredar pela actividade de transferência de tecnologia e desenvolvimento experimental, terminando o seu ciclo de estudos com a apresentação de uma dissertação de natureza mais académica mas sempre orientada para a resolução de novos problemas e necessidades concretas.
A escolha do tipo de actividade (estágio/projecto/dissertação) a desenvolver no segundo ano do curso de mestrado, resultante dos objectivos especÃficos e perfil de cada aluno, permite formar profissionais com competências especÃficas diferenciadas. Nesse sentido, o estágio tem como objectivo geral desenvolver competências para a gestão quotidiana da actividade agrÃcola. Por outro lado, com o projecto pretende-se formar profissionais com competências especÃficas no planeamento estratégico da actividade agrÃcola. Por último, a dissertação visa formar profissionais competentes na transferência de tecnologia e no desenvolvimento experimental.
Mais informação e inscrições em: https://www.ipportalegre.pt/pt/oferta-formativa/agricultura-sustentavelÂ
O IP Portalegre é membro do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares.