Estão em curso os eventos finais de disseminação de resultados do projecto AGROPOL, no qual o sector das PAM assumiu lugar de destaque enquanto área de actividade que pode beneficiar duma maior cooperação transfronteiriça no território da EUROACE (Centro e Alentejo, em Portugal; Extremadura, em Espanha).
Estes eventos decorrem em três locais relevantes para o desenvolvimento do projecto: Klagenfurt, na região austríaca de Caríntia, Bruxelas, na Bélgica (e sede da DG AGRI), e Foros de Vale Figueira (Herdade do Freixo do Meio), na região Alentejo.
Na EUROACE, o sector das PAM foi o escolhido para a experimentação de um processo de acompanhamento de dinâmicas de cooperação transfronteiriça promovida pela DG AGRI, na Comissão Europeia. Desta iniciativa resultou a realização do evento COOP4PAM – Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais, em Castelo Branco no mês de Setembro de 2017, e um projecto com o mesmo nome, apresentado junto do Programa POCTEP e co-criado por entidades portuguesas e espanholas, sob liderança da ADCMoura/EPAM.
COOP4PAM (candidatura ao POCTEP)
Neste projecto COOP4PAM, previsto para se desenvolver nos anos de 2019 a 2021, incluem-se as actividades seguintes:
- IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES PAM NA REGIÃO EUROACE | Actualizar e por em prática o potencial do cultivo das espécies PAM e a sua conservação na região EUROACE; Facilitar e gerar conhecimento sobre o cultivo, a transformação e comercialização de espécies PAM na região; Gerar ferramentas que fortaleçam e facilitem a disseminação de conhecimento entre produtores, processadores e comerciantes de PAM
- MELHORIA DAS COMPETÊNCIAS NO SECTOR PAM | Criar fluxos de informação bidireccionais, entre investigação e empresas, e dinâmicas colaborativas como meios para a promoção da inovação; Capacitar os agentes da fileira, ao longo de toda a cadeia de valor, transferindo resultados de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico ou inovação que vão ao encontro das suas necessidades, por meios diversos (informação, formação presencial, experimentação, demonstração); Contribuir para o aprofundamento do trabalho em rede, entre agentes económicos, entre investigadores, entre uns e os outros; Ligar investigadores e empresas a entidades internacionais que possam alavancar o desenvolvimento regional das PAM. Apoiar a afirmação de produtores e produtos da EUROACE.
- OBSERVATÓRIO TRANSFRONTEIRIÇO DE PAM | Viabilizar o acesso a informação actualizada sobre o sector PAM, nos seus aspectos científico-tecnológicos e para toda a cadeia de valor, através da criação de um Observatório Tecnológico Transfronteiriço de PAM da EUROACE; Apoiar o desenvolvimento duma rede transfronteiriça de promotores PAM, através da expansão e aprofundamento do processo EPAM.
São parceiras, nesta proposta, 9 entidades: ADCMoura (PT), IP Portalegre (PT), CICYTEX (ESP), Labfit (PT), Inovcluster (PT), Fundecyt (ESP), CTAEX (ESP), IP Castelo Branco (PT) e CBP-BI (PT). O objectivo é, contudo e como se descreve acima, envolver activamente no projecto muitos outros agentes da fileira, de ambos os lados da fronteira, com destaque para empresas/ empresários do sector.
AGROPOL (DG AGRI)
O projecto Agropol, apoiado pela DG AGRI da Comissão Europeia, foi lançado em janeiro de 2016 com o objectivo de fornecer e desenvolver conhecimentos práticos sobre como fortalecer o sector agroalimentar através da cooperação transfronteiriça.
Duas regiões de estudo de casos envolvidas em iniciativas de cooperação transfronteiriça em curso no sector agro-alimentar-florestal foram seleccionadas:
- A Eurorregião EUROACE, entre Portugal e Espanha
- A região transfronteiriça entre a Caríntia no sul da Áustria e a Eslovénia
Em estreita cooperação com as autoridades regionais e os intervenientes locais (no caso da EUROACE, a partir da colaboração das CCDR do Centro e do Alentejo e a Junta de Extremadura), os parceiros do projecto realizaram um estudo aprofundado sobre as actividades de cooperação existentes e as áreas de actividade potenciais em que as actividades transfronteiriças poderiam ser de interesse mútuo e desenvolveram uma estratégia comum de cooperação transfronteiriça para um sector agroalimentar em cada região (na EUROACE, as PAM).
Num segundo momento, o projecto ajudou stakeholders relevantes em ambas as regiões na implementação de projectos piloto de cooperação que visassem além dos limites das indústrias tradicionais e das fronteiras nacionais.
Foi aplicada uma abordagem de “aprender fazendo”, incluindo diferentes actores ao longo da “cadeia de valor” na produção agrícola. As experiências destas actividades-piloto servem como referência para um modelo de cooperação transfronteiriça agroalimentar que pode ser transferido para outras regiões da Europa, descrito no documento “Blueprint for strategic cross-border cooperation in agriculture and food”
Inscrição na terceira sessão de disseminação, na Herdade do Freixo do Meio.
…………………….
ADCMoura, IPPortalegre, IP Castelo Branco e CBP-BI são membros do CCPAM.