football shirts Maillot Galaxy Domicile Manche Longue 2016 vendre Maillot Angleterre Femme Exterieur 2017 2018 usine Thailande Maillot Sporting Gijon Exterieur 2016/17

PAM em destaque em projecto da DG AGRI

Estão em curso os eventos finais de disseminação de resultados do projecto AGROPOL, no qual o sector das PAM assumiu lugar de destaque enquanto área de actividade que pode beneficiar duma maior cooperação transfronteiriça no território da EUROACE (Centro e Alentejo, em Portugal; Extremadura, em Espanha).

Estes eventos decorrem em três locais relevantes para o desenvolvimento do projecto: Klagenfurt, na região austríaca de Caríntia, Bruxelas, na Bélgica (e sede da DG AGRI), e Foros de Vale Figueira (Herdade do Freixo do Meio), na região Alentejo.

Na EUROACE, o sector das PAM foi o escolhido para a experimentação de um processo de acompanhamento de dinâmicas de cooperação transfronteiriça promovida pela DG AGRI, na Comissão Europeia. Desta iniciativa resultou a realização do evento COOP4PAM – Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais, em Castelo Branco no mês de Setembro de 2017, e um projecto com o mesmo nome, apresentado junto do Programa POCTEP e co-criado por entidades portuguesas e espanholas, sob liderança da ADCMoura/EPAM.

COOP4PAM (candidatura ao POCTEP)

Neste projecto COOP4PAM, previsto para se desenvolver nos anos de 2019 a 2021, incluem-se as actividades seguintes:

  1. IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES PAM NA REGIÃO EUROACE | Actualizar e por em prática o potencial do cultivo das espécies PAM e a sua conservação na região EUROACE; Facilitar e gerar conhecimento sobre o cultivo, a transformação e comercialização de espécies PAM na região; Gerar ferramentas que fortaleçam e facilitem a disseminação de conhecimento entre produtores, processadores e comerciantes de PAM
  2. MELHORIA DAS COMPETÊNCIAS NO SECTOR PAM | Criar fluxos de informação bidireccionais, entre investigação e empresas, e dinâmicas colaborativas como meios para a promoção da inovação; Capacitar os agentes da fileira, ao longo de toda a cadeia de valor, transferindo resultados de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico ou inovação que vão ao encontro das suas necessidades, por meios diversos (informação, formação presencial, experimentação, demonstração); Contribuir para o aprofundamento do trabalho em rede, entre agentes económicos, entre investigadores, entre uns e os outros; Ligar investigadores e empresas a entidades internacionais que possam alavancar o desenvolvimento regional das PAM. Apoiar a afirmação de produtores e produtos da EUROACE.
  3. OBSERVATÓRIO TRANSFRONTEIRIÇO DE PAM | Viabilizar o acesso a informação actualizada sobre o sector PAM, nos seus aspectos científico-tecnológicos e para toda a cadeia de valor, através da criação de um Observatório Tecnológico Transfronteiriço de PAM da EUROACE; Apoiar o desenvolvimento duma rede transfronteiriça de promotores PAM, através da expansão e aprofundamento do processo EPAM.

São parceiras, nesta proposta, 9 entidades: ADCMoura (PT), IP Portalegre (PT), CICYTEX (ESP), Labfit (PT), Inovcluster (PT), Fundecyt (ESP), CTAEX (ESP), IP Castelo Branco (PT) e CBP-BI (PT). O objectivo é, contudo e como se descreve acima, envolver activamente no projecto muitos outros agentes da fileira, de ambos os lados da fronteira, com destaque para empresas/ empresários do sector.

AGROPOL (DG AGRI)

O projecto Agropol, apoiado pela DG AGRI da Comissão Europeia, foi lançado em janeiro de 2016 com o objectivo de fornecer e desenvolver conhecimentos práticos sobre como fortalecer o sector agroalimentar através da cooperação transfronteiriça.

Duas regiões de estudo de casos envolvidas em iniciativas de cooperação transfronteiriça em curso no sector agro-alimentar-florestal foram seleccionadas:

  • A Eurorregião EUROACE, entre Portugal e Espanha
  • A região transfronteiriça entre a Caríntia no sul da Áustria e a Eslovénia

Em estreita cooperação com as autoridades regionais e os intervenientes locais (no caso da EUROACE, a partir da colaboração das CCDR do Centro e do Alentejo e a Junta de Extremadura), os parceiros do projecto realizaram um estudo aprofundado sobre as actividades de cooperação existentes e as áreas de actividade potenciais em que as actividades transfronteiriças poderiam ser de interesse mútuo e desenvolveram uma estratégia comum de cooperação transfronteiriça para um sector agroalimentar em cada região (na EUROACE, as PAM).

Num segundo momento, o projecto ajudou stakeholders relevantes em ambas as regiões na implementação de projectos piloto de cooperação que visassem além dos limites das indústrias tradicionais e das fronteiras nacionais.

Foi aplicada uma abordagem de “aprender fazendo”, incluindo diferentes actores ao longo da “cadeia de valor” na produção agrícola. As experiências destas actividades-piloto servem como referência para um modelo de cooperação transfronteiriça agroalimentar que pode ser transferido para outras regiões da Europa, descrito no documento “Blueprint for strategic cross-border cooperation in agriculture and food”

Inscrição na terceira sessão de disseminação, na Herdade do Freixo do Meio.

…………………….

ADCMoura, IPPortalegre, IP Castelo Branco e CBP-BI são membros do CCPAM.

About The Author

Related posts

Leave a Reply

pharrell x adidas nmd human race green pharrell x adidas nmd human race fall 2016 colorways more images pharrell x adidas nmd human race fall 2016 colorways pharrell x adidas nmd human race?page=1&s=Nmd&size[0]=7 pharrell x adidas nmd human race adidas nmd human race light blue pharrell adidas human race white blue usa retailer list pharrell adidas nmd human race pharrells adidas nmd human race lands weekend adidas nmd winter wool collection more images adidas nmd human race pharrell williams green white adidas wmns nmd r1 core black shock pink adidas nmd r2 core black red adidas nmd r2 core black red adidas eqt support adv june 3rd release date overkill x adidas eqt support future adidas eqt support adv june 3rd release date eqt adidas eqt support ultra boost turbo red adidas eqt support adv pk turbo red