EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal é o nome de um projecto, liderado pela ADCMoura e cujo arranque, em 2011, foi impulsionado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (FEADER), que visa apoiar o desenvolvimento do sector das plantas aromáticas e medicinais no nosso paÃs. Actua aos nÃveis da animação de rede, pesquisa e disponibilização de informação, formação, promoção e lóbi (nomeadamente para uma valorização polÃtica do sector).
Em Fevereiro de 2014, nele enquadrado e no âmbito do mesmo Programa, foi aprovado um conjunto de actividades sob o tÃtulo Formar para a produção de plantas aromáticas e medicinais em Portugal, tendo em vista conceber, elaborar e divulgar conhecimentos técnicos sobre a produção de PAM em Portugal, capacitando os produtores de PAM e promovendo os contactos e trocas entre estes e especialistas e investigadores.
Sabendo-se que a produção comercial de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) em Portugal é uma actividade económica recente com carências ao nÃvel do acesso a informação técnica especializada sobre o sector, propõe-se através do projecto Formar para a produção de plantas aromáticas e medicinais em Portugal um programa de tratamento de informação técnica e sua divulgação, despoletado pela reflexão de um conjunto de especialistas que determina os temas e conteúdos a desenvolver e que dará origem a um guia para a produção de PAM e a um conjunto de seminários e workshops.
A informação a produzir e o conjunto de actividades de debate e divulgação visa mitigar as carências referidas e constituir um corpo de referência técnica para produtores e futuros produtores de PAM, e intensificar os contactos e trocas entre especialistas e decisores públicos e aqueles que estão mais directamente ligados às actividades económicas.
São actividades do projecto Formar para a produção de plantas aromáticas e medicinais em Portugal:
- Elaboração de um Guia para a produção de PAM em Portugal: conjunto de fichas em formato digital (PDF).
- Organização de 2 Seminários com o objectivo de divulgar o projecto e promover contactos entre especialistas/ investigadores e produtores.
- Organização de 3 Encontros Locais de produtores e outros agentes ligados ao sector das PAM com o objectivo de envolver os interessados em processos de reflexão sobre o desenvolvimento do sector em termos de formação e troca de experiências e a incentivar uma lógica participativa.
- Organização de 3 Workshops que permitam aos produtores terem acesso a inovações em termos do conhecimento técnico para a produção de PAM.
- Construção de uma página na internet, em associação com o site epam.pt, destinada a divulgar o projecto e suas iniciativas, o guia de produção e os vÃdeos ilustrativos e a permitir a troca de experiências no seio da comunidade de utilizadores.
- Divulgação: imprensa e outros meios de comunicação incluindo redes sociais e boletins informativos próprios.
Acompanhe aqui as actividades do projecto.