O Projecto
Empreender nas Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) em Portugal é o nome de um projecto financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (FEADER), cujo principal objectivo é contribuir para a criação, em Portugal, de um ambiente polÃtico, social e económico favorável ao aproveitamento das oportunidades ligadas à fileira das PAM, através da concretização de uma estratégia integrada para o sector, que articula ampliação e qualificação do investimento (individual e colectivo), capitalização de boas práticas, formação técnica, concertação estratégica e proposição de medidas de polÃtica.
Entidades promotoras
O projecto é liderado por duas organizações não-governamentais, a ADCMoura e a Animar, cabendo à primeira a coordenação geral da animação da fileira das PAM, na continuidade dos processos cujo arranque remonta ao inÃcio do ano 2009 com o projecto MEDISS, e à segunda a mobilização das organizações que a integram, enquanto rede nacional, num trabalho qualificado e de articulação estratégica que deverá prolongar-se no pós-projecto.
Para o sucesso desta iniciativa, contar-se-á com uma participação alargada a todo o paÃs de entidades que assegurem a oferta de serviços de apoio de proximidade (nas áreas da formação, do apoio à iniciativa, do acesso à informação…) visando a consolidação duma nova fileira, que se pretende forte, sustentável e geradora de emprego e rendimento, particularmente nas zonas rurais.
ADCMoura
Associação sem fins lucrativos fundada em 1993, a ADCMoura trabalha para o desenvolvimento rural integrado no Alentejo, particularmente através de projectos plurianuais, multidisciplinares e em parceria, nos domÃnios da Participação e Empowerment, da Formação, do Empreendedorismo e Apoio à Criação de Empresas, da Educação Ambiental e do Marketing Territorial.
Apresenta como MISSÃO: contribuir para a qualificação dos territórios de intervenção através de incorporação de inovação, nos processos e nos produtos, e de dinamização do empowerment individual, comunitário e organizacional.
Tendo abraçado as mais variadas áreas de actuação, desde há 12 anos dedica também ao tema das PAM especial atenção, destacando-se, a partir de 2009, o projecto transnacional MEDISS – MEDiterranée Innovation Senteurs Saveurs (Programa MED/ FEDER), no contexto do qual se contribuiu, especialmente na região Alentejo, para a estruturação desta fileira. A aposta na continuidade dos processos (a nÃvel nacional e não apenas regional) então iniciados justifica-se claramente por se tratar de uma área de actividade em expansão a nÃvel mundial, que se posiciona como sector gerador de empresas e emprego qualificados em meio rural, potencialmente ligados à valorização de recursos endógenos (biológicos, geoclimáticos, culturais…) quer pela via da exportação quer pela da criação de fileiras curtas (retendo valor no território).
É num actual contexto de congregação de vontades e recursos (técnicos e relacionais) em torno do tema, que se justifica a realização do projecto Empreender na fileira das PAM em Portugal, cujos resultados darão continuidade a algumas das iniciativas apresentadas como necessárias, pelos múltiplos actores envolvidos, ao efectivo desenvolvimento socioeconómico desta fileira no nosso paÃs.
Contactos:
M: Travessa da Misericórdia, nº4, 1º, 7860-072 MOURA
T: +351 285 25 49 31
F: +351 285 25 31 60
E:Â adcmoura@adcmoura.pt
S:Â www.adcmoura.pt
ANIMAR
A ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local foi constituÃda em Setembro de 1993, após um participado processo de preparação em todo o paÃs, o que, desde logo, lhe conferiu dimensão nacional.
Ao longo dos anos, a intervenção da ANIMAR tem incidido especialmente sobre as seguintes áreas:
– Análise do impacto das polÃticas nacionais e comunitárias e apresentação e defesa de propostas que promovam o desenvolvimento local/rural;
– Produção, edição e difusão de documentos e realização de seminários, colóquios, conferências, feiras e outras iniciativas, sobre questões relativas ao desenvolvimento local/rural;
– Promoção de acções de formação e apoio à concepção de candidaturas a projectos e/ou programas relevantes.
– Representação do movimento de desenvolvimento local e rural junto de diversas entidades e instituições, nomeadamente das suas potencialidades e reivindicações.
A principal força da ANIMAR consiste na sua representatividade, no seu funcionamento em rede e, logo, nas suas capacidades de relacionamento institucional e de mobilização de recursos em todo o paÃs. Através dos seus 80 associados colectivos e mais de uma centena de individuais (neste caso, maioritariamente colaboradores de associações, centros de investigação e universidades), a ANIMAR está presente em todo o território continental e nas ilhas, o que lhe facilita o estabelecimento de contactos com entidades públicas e privadas, com grande diversidade de associações e grupos nacionais, bem como a criação de condições de trabalho profÃcuas e de diálogo permanente.
Contactos:
M: Rua Antero de Quental, EdifÃcio Ninho de Empresas, Bairro Olival de Fora, 2625-640 Vialonga
T: +351 21 527 450
F: +351 21 952 13 22
E:Â animar@animar-dl.pt
SÂ :Â www.animar-dl.pt
Actividades do projecto
O projecto Empreender na fileira das PAM em Portugal assume-se como uma intervenção integrada, em favor do desenvolvimento da fileira no paÃs. Organiza-se em quatro áreas de acção, nas quais se incluem múltiplas actividades, a realizar em todo o território nacional.
CONHECER
Benchmark nacional e internacional de inovação e boas práticas na fileira das PAM
Banco de Dados de produtores e outros actores ligados à fileira das PAM
RELACIONAR
1 Encontro Nacional e 8 Encontros Locais
Animação de uma Comunidade de Prática ligada às PAM
IN(FORMAR)
Artigos de imprensa e em outros meios de comunicação
Caderno de Boas Práticas de Produção, Promoção e Comercialização de PAM
Formação de agentes de desenvolvimento rural (nomeadamente ligados aos GAL do Proder/ leader)
POTENCIAR
Lobi sectorial (dirigido ao sector público, em matéria de financiamento, aspectos legais e regulamentares, suporte polÃtico…)
Engenharia de projectos de comercialização e marketing (circuitos de comercialização, cooperação, promoção interna e externa, marca…)