Impacto da pandemia na produção e venda de PAM
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Clara Lourenco on: 8 de Outubro de 2020 Ã s 21:00 #7392
Trazemos a debate os dados apresentados neste artigo: http://epam.pt/impacto-do-covid-19-no-sector-das-pam/ , respeitantes ao inquérito aos produtores sobre o impacto da pandemia na sua actividade.
Aos nÃveis de impacto que expressaram, juntaram os seguintes comentários:IMPACTOS
– Grandes problemas na obtenção de material para a instalação de rega nas novas produções e reconversões.
– Com o fecho do comércio e das feiras os compradores a grosso e a detalhe reduziram a procura, inclusivé não se comprometem com prrvisões efetuadas no inÃcio do ano.
não tive problemas de maior
– Pertenço ao grupo de risco e não foi permitido ir ao local onde a destilaria está localizada.
– As pessoas pediram certos óleos essenciais, que são conhecidos por terem atividade antiviral. Eu ainda os tinha em estoque.
– Ao dia de hoje, não existiu grande impacto, quer ao nÃvel da produção, quer ao nÃvel das vendas.
– No processo de produção não sentimos impacto pois felizmente podemos contar com os nosso colaboradores a trabalhar na parte agrÃcola. Em relação a venda de produtos a granel sentimos impacto a nivel de receber menos encomendas devido aos estabelecimentos estarem fechados durante quais dois meses.
– Na venda de produtos embalados foi onde a perda foi mais acentuada, os nossos clientes diminuÃram consideravelmente.
– Sinto que as pessoas cada vez mais vão para o BIO e para o natural (plantas)
– Falta de procura
– O impacto do covid-19 foi pouco significativo em termos de procura do produto, apenas dificultou a sua comercialização devido à s barreiras impostas na circulação de produtos pela Europa.
– Falta de mão de obra originou falta de apanha
– A pandemia teve um impacto negativo porque diminuiu bastante as vendas dos produtos embalados
– Não tive qualquer impacto, continuo a vender igual.
– Falta mão de obra e quebra de vendas produto embalado devido ao fecho de lojas
– O produto embalado sofreu quebra de cerca de 90%
– Corte substancial das visitas à Quinta
– Houve menor procura na venda de produtos a granel
– Em Março e Abril tinha uma procura elevada de produtos naturais / saudavel.
– Atraso nas colheitas, por ter ficado com 3 filhas menores em casa.
– Tudo normal até agora.
– Relativamente ao processo de produção tivemos alguns constrangimentos por se verificarem atrasos na entrega de substratos, fertilizantes e uma outra situação pontual. Relativamente a vendas, na mercadoria a granel ainda não foi perceptÃvel a existência ou não de constrangimentos uma vez que ainda não efetuamos nenhuma venda.
– Sendo 90% da facturação da empresa em produtos de marca própria, o impacto foi brutal, pelo facto de todo o comercio ter fechado, tanto a nÃvel nacional como internacional. As nossas vendas directas eram feitas quase em exclusivo para lojas.
– Dependemos essencialmente da venda em restaurantes e hotéis sendo o impacto bastante negativo (fecho da atividade e retoma lenta)
– aumentou vendas online
– A indústria alimentar sempre teve procura
– No nosso caso não alterou o processo de produção (apenas implementamos as normas de segurança solicitadas pela DGS) e em relação ao impacto nas vendas foi positovo, sendo que as mesmas aumentaram (mais em produtos embalados).OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
– O recurso ao layoff não tem em consideração a atividade agrÃcula onde, mesmo não havendo encomendas é impossivel deixar de trabalhar a terra e as colheitas para garantir a produção.
– O impacto negativo é grande no sentido que o sector de PAM – ainda muito novo – entra na fase de maturidade para profissionalização e estruturação, necessário para atender à demanda do mercado de nichos. Esse processo agora está frustrado em termos de criar equipas de trabalho, formação comum e acompanhamento .Quer comentar? Juntar informação? Apresentar a sua situação?
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