
O CEARTE realizou, no seu Polo de formação de Semide (Miranda do Corvo) um curso de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), com a duração de 200 horas, frequentado por 15 formandos desempregados encaminhados pelo centro de Emprego da Lousã (com idades compreendidas entre os 25 e os 55 anos) que vieram à procura de técnicas ancestrais usadas no dia-a-dia e que foram desaparecendo com a modernização dos tempos e que hoje pouca gente as conhece.
A formação desenrolou-se numa simbiose perfeita, onde se cruzou a parte teórica (farmacologia e taxonomia das plantas) e a parte prática, com a instalação de um campo de ensaio em modo biológico pelos formandos, acompanhado das técnicas culturais corretas, observando o desenvolvimento e a evolução das espécies instaladas.
Na formação foram cultivadas diversas plantas de acordo com os princípios da agricultura biológica, tirando o melhor proveito dos recursos naturais e preservando o ambiente e foram ensinadas as técnicas de produção de óleos essenciais.
Esta ação de formação terminou no passado dia 31 de julho, culminando com uma exposição no Mosteiro de Semide, onde foi servido um chá aos visitantes tomando assim a consciência dos sabores e aromas das plantas produzidas no decorrer da formação.
Foram expostos produtos concebidos durante o tempo de formação, como sendo o sabão de azeite, óleos essenciais de alfazema e alecrim, óleo de hipericão do monte, compotas, pão de ervas e as súplicas do mosteiro de Semide.
Feita a avaliação da mesma junto dos formandos, verificou-se que a ação superou as expectativas iniciais, que em termos do nível de aprendizagem possibilitado, quer em termos de relação estabelecida entre formandos e formadores quer sobretudo porque deu competências técnicas e de empreendedorismo aos adultos, mostrando-se alguns muito interessados em avançar com um projeto de auto emprego na área, com o objetivo de ultrapassar a sua situação de desemprego.
Foram também realçadas as excelentes condições formativas do CEARTE para esta formação já que tem uma quinta com todos os equipamentos e máquinas agrícolas de apoio, estufas de propagação vegetativa, estufas para secagem de plantas, entre outras.
Luís Rocha (CEARTE)
O que é bem feito merece ser repetido.
Para quando um novo curso de PAM ?