Foi em ambiente de grande satisfação que terminou a visita ao Salon Tech & Bio, em Valence (França), nos dias 23 e 24 de Setembro, de uma delegação portuguesa constituÃda por 16 pessoas ligadas ao sector das plantas aromáticas e medicinais, de diversos pontos do paÃs.
Esta oportunidade decorreu de um convite, endereçado pela Câmara de Agricultura da Drôme à ADCMoura, para apresentar o projecto/ processo EPAM na Conferência com o tema “Organisation de l’accompagnement technique de la production de PPAM en France et en Europe – Vers une meilleure lisibilité et structuration des compétences”, inscrita no Programa do Salon Tech & Bio, a que acrescentou o desafio de liderar a organização de um grupo de agricultores portugueses, numa participação colectiva naquele Salão.
Este evento bienal, agora na sua quinta edição, apresenta-se como o salão europeu incontornável das técnicas, saberes e práticas agrÃcolas ambientais, dirigido a um público profissional interessado em desenvolver uma agricultura sustentável. Organizado pela Câmaras de Agricultura francesas e com o apoio de mais de 40 parceiros, o evento acolheu este ano 275 expositores e cerca de 16.000 visitantes, que puderam participar em 150 demonstrações de materiais e equipamentos, no campo, e 100 conferências, entre as quais aquela em que o projecto EPAM foi apresentado.
A delegação portuguesa foi uma das 16 delegações estrangeiras convidadas, tendo tido a oportunidade de mostrar alguns produtos na tenda internacional, para além de participar em múltiplas reuniões e outras actividades ligadas à fileira das plantas aromáticas e medicinais. O objectivo de promover a qualidade da produção nacional foi, uma vez mais, plenamente conseguido.
Fez ainda parte do programa desta viagem, no dia 25, uma visita a uma exploração de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico, na região da Drôme.