Entre 10 e 14 de Abril, as regiões da Ligúria e de Piemonte, em Itália, receberam as quartas e últimas jornadas internacionais do projecto Herbartis, sob organização conjunta dos parceiros Associazione Le Terre dei Savoia e CREA-FSO – Consiglio per la Ricerca in agricoltura e l’analisi dell’Economia Agraria, Unità di ricerca per floricoltura e le specie ornamentali.
Do programa fizeram parte as visitas à Cooperativa Valverbe, ao Laboratório Euphytos, à Azienda Agraria Anfossi, e ainda ao MÚSES – Accademia Europea delle Essenze e aos viveiros/ colecção de plantas do próprio CREA.
Foi possÃvel conhecer ainda, em seminário, as iniciativas de marketing de La Vechia Distilleria, da Lavanda della Riviera dei Fiori e de Zafferano di Cuneo. Completou as apresentações em Seminário a abordagem de temas como “A importância da colaboração entre produtores”, por Andrea Primavera, da FIPPO – Federazione Italiana Produttori Piante Officinali, “O papel estratégico das colecções de germoplasma para o desenvolvimento de novos produtos, por Claudio Cervelli, “Produtos feitos à base de plantas aromáticas e medicinais”, por Luisa Pistelli, ambos do CREA, e “Estratégias de desenvolvimento local para o manjericão”, por Giovanni Minuto, do CeRSAA – Centro di Sperimentazione e Assistenza Agricola.
O programa das jornadas ficou completo com o debate de temas, previamente fixados, em grupos de trabalho transnacionais, envolvendo os formandos dos cursos nos 4 paÃses da parceria Herbartis.
Mais informação sobre o projecto Herbartis: http://epam.pt/o-projecto-o-processo/herbartis-qualificar-e-certificar-a-producao-artesanal-de-pam/
Imagens das Jornadas:Â facebook da ADCMoura;Â Facebook do Herbartis
Fotos: Clara Lourenço