Dezoito produtores portugueses de plantas aromáticas e medicinais fazem um balanço positivo da sua participação no sexto salão profissional TECH & BIO, realizado em Valence, na região francesa de Auvergne Rhône-Alpes, nos dias 20 e 21 de Setembro.
Chefiado pela ADCMoura/EPAM, o grupo português foi uma das vinte delegações estrangeiras convidadas para o evento, tendo apresentado no pavilhão internacional uma pequena mostra de produtos derivados das PAM, participado em diversas reuniões, seminários e demonstrações e contactado com inovação ao serviço da agricultura biológica e alternativa.
Foram também realizados importantes contactos com diversos agentes do sector, entre os quais o ITEIPMAI, instituto francês de pesquisa de perfumes e plantas aromáticas e medicinais, que nos recebeu na sua estação do sul para uma visita no final do evento.
O objectivo de promover a qualidade da produção nacional foi também, uma vez mais, plenamente conseguido. Como referiu uma das participantes do grupo português: «Desta experiência trazemos amigos, conhecimentos, novos contactos e a certeza de que somos muito bons a produzir plantas aromáticas, condimentares e medicinais Bio».
A comitiva portuguesa participou ainda, com as suas congéneres, num jantar de gala que contou com a presença do ministro da agricultura de França, Stéphane Travert.
A TECH & BIO é um dos mais reputados certames europeus na área das técnicas, saberes e práticas associados à agricultura biológica e alternativa, destacando-se pelas demonstrações ao vivo, em ambiente de exploração agrÃcola, das mais recentes inovações do sector.
Nesta 6ª edição, a feira acolheu 300 expositores e 17 mil visitantes profissionais que puderam assistir a uma centena de demonstrações no terreno e a 120 conferências e workshops.
Organizada pelas Câmaras de Agricultura francesas, com o apoio de cerca de seis dezenas de entidades, a TECH & BIO comemorou este ano o seu décimo aniversário.
Website do Salon TECH&BIO:Â http://www.tech-n-bio.com/le-salon-bio-et-conventionnel/accueil.html