Segundas Jornadas Transnacionais do Herbartis decorreram na região da Provença

Organizadas pela UESS – Université Européenne Senteurs et Saveurs, tiveram lugar, entre 24 e 26 de Janeiro, na região da Provença em França, as segundas jornadas transnacionais do projecto Herbartis, envolvendo três dezenas de formadores e formandos do curso b-learning de Produção de alimentos à base de PAM, provenientes de Portugal, Espanha, França e Itália.

Do programa fizeram parte visitas técnicas a 4 explorações onde se produzem plantas aromáticas e medicinais, a saber, Laurent Depieds, Les Serres de Segries, Senteurs des Collines e produtor em Trets, assim como à Cooperativa Les Aromates de Provence.

Foram também desenvolvidos trabalhos de grupo multinacionais, em torno de temas ligados à transformação de plantas aromáticas e medicinais, onde se abordou: equipamentos de colheita e sua adaptação às PAM, secagem de PAM, HACCP e controlo de custos.

E foi ainda realizado, a 26 de Janeiro, um Seminário sobre as PAM em França, com a participação de técnicos da Université Européenne Senteurs et Saveurs, da France Agrimer e do CRIEPPAM.

Aproveitou-se a oportunidade para visitar ainda, em Manosque, a fábrica da Occitane en Provence.

As terceiras jornadas transnacionais Herbartis ocorrerão em Espanha, no final do próximo mês de Fevereiro de 2017, sob organização do CTFC – Centro Tecnológico Florestal da Catalunha, sediado em Solsona, na Catalunha.

 


Mais informação sobre o projecto Herbartis: http://epam.pt/o-projecto-o-processo/herbartis-qualificar-e-certificar-a-producao-artesanal-de-pam/

Imagens das Jornadas: facebook da ADCMouraFacebook do Herbartis

About The Author

Related posts

Leave a Reply