Resultados do curso Herbartis apresentados em Barcelona

Cerca de 60 pessoas participaram do Seminário Final do projeto ERASMUS + HERBARTIS, no passado dia 27 de Junho, em Barcelona, onde os resultados do projeto foram apresentados.

Em destaque estiveram os 4 cursos-piloto de produção artesanal de alimentos à base de plantas aromáticas e medicinais, realizados em Espanha, França, Itália e Portugal, e o conjunto de documentos que apresentam a metodologia desta formação e as recomendações políticas resultantes da experiência realizada, apresentados por Christelle Aunac, da UESS – Université Europeénne des Senteurs Saveurs, Clara Lourenço, da ADCMoura – Associação para o Desenvolvime do Concelho de Moura, Eva Moré, do CTFC – Centre Tecnologic Forestal de Catalunya, Elena Cerutti, da Associazionne LeTerre dei Savoia e Barbara Ruffoni, do CREA – Consiglio per la Ricerca in Agricoltura e l’Analisi dell’Economia Agraria.

Alguns especialistas foram convidados a apresentar o quadro do processo de certificação de qualificação profissional do Instituto Catalão de Qualificação Profissional, tendo sido igualmente mostrados exemplos de outros projetos europeus de formação ligada às PAM. Foi o caso dos projectos Good Herbs e LifeCitrus, da Agrofood Murcia, e Herbalmed.net, da SEAE.

No final, Eva Moré, do CTFC, como coordenadora do projeto HERBARTIS, explicou as possibilidades de sustentabilidade do projeto, assegurando que a parceria está disposta a promover o reconhecimento desta formação, encontrando-se a trabalhar para a realização de uma segunda edição do curso.

Algumas sugestões interessantes foram emitidas pelo público, que contou com a presença de Andrea Primavera, presidente da FIPPO (Associação Italiana de Produtores de PAM), Alberto Manzo, do Ministério da Agro-Alimentação e da Política Florestal da Itália, João Salgueiro, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura em Portugal e diversos participantes no curso, de Portugal e de Espanha, muitos deles produtores de PAM, entre outros.

Os certificados de curso foram distribuídos aos alunos catalães presentes no seminário, pela coordenadora do projeto, com Josep Pena, Chefe do Serviço de Barcelona do Departamento de Agricultura do Governo da Catalunha.

No dia anterior, 26 de Junho, realizou-se a última reunião de parceria presencial do projecto.

About The Author

Related posts

Leave a Reply