Guia para a produção de plantas aromáticas e medicinais

capa guia

O Guia para a Produção de plantas aromáticas e medicinais é um documento construído por um conjunto de pessoas ligadas ao estudo e à produção de plantas aromáticas e medicinais em Portugal e tem como objectivo sistematizar os principais aspectos a considerar no planeamento da produção, secagem e processamento.

É apresentado sob a forma de colecção de fichas temáticas que podem ser consultadas ou descarregadas a partir das ligações em baixo, onde se espera que, com os seus comentários e partilha de experiências, se possa ir permanentemente aprofundando os temas e completando a informação inicialmente apresentada. Também aqui, contamos com a sua participação!

NOTA: por opção editorial, em cada ficha deste Guia foi respeitado o critério de escrita, no que respeita à aplicação do novo Acordo Ortográfico, do(s) respectivo(s) autor(es).

FICHAS TEMÁTICAS

Apresentação do Guia | Clara Lourenço; Joaquim Cunha

1. Tipos e Espécies de PAM | Fernanda Delgado; Orlanda Póvoa

2. Propagação de PAM | Fernanda Delgado; Orlanda Póvoa

3. Instalação das culturas de PAM | Joaquim Morgado

4. Protecção das culturas de PAM | Maria do Céu Godinho

5. Colheita de PAM | Elvira Ferreira; Margarida Costa

6. Secagem e Acondicionamento de PAM | Armando Ferreira

7. Processamento de PAM secas | Luís Alves

8. Extractos de PAM | Ana Cristina Figueiredo; José Barroso, Luís Pedro

9. Mercados e organizações no sector das PAM | Ana Barata; Violeta Lopes

Receba informação sempre que houver novas fichas. Basta introduzir o seu endereço

Versão inicial | Janeiro-Mar 2015 | Coordenação do Guia: Joaquim Cunha

Elaborado no âmbito do projecto Formar para a Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal, com financiamento do Programa da Rede rural Nacional/ FEADER.

barra_apoios_promotores_2

5 Comments

  1. Clara Lourenco

    As próximas fichas serão disponibilizadas muito brevemente. Os autores optaram por incorporar, nos conteúdos das fichas que se encontravam finalizadas na maior parte dos casos, algumas ideias que surgiram durante o seminário de apresentação do Guia, amplamente participado, realizado em Évora a 22 de Janeiro. Cumprindo, aliás, o objectivo de interactividade proposto neste trabalho.

    1. Clara Lourenco

      Olá Willemijn
      Para aceder às fichas que já estiverem disponíveis (ainda não estão todas!), deverá bastar clicar em cima dos respectivos títulos, na lista acima apresentada. Se isso não acontecer agradeço novo aviso, para procurarmos resolvê-lo. Cumprimentos.

  2. BrightBerryfield

    Estivemos no seminário realizado em Évora, onde foi apresentado o Guia. O seminário, incluindo o aspecto organizativo, foi excelente, pelo que estão de parabéns todos os que conceberam e implementaram o evento. Pelas intervenções dos oradores, de alguns assistentes, não é de estranhar a qualidade científica deste documento. A mim, como iniciado na produção desta fileira, tem e será muito útil. O nosso obrigado às entidades e particulares envolvidos nesta magnífica iniciativa.
    Luis Ferreira

Leave a Reply