Comercialização foi tema principal das jornadas transnacionais Herbartis em Itália

Entre 10 e 14 de Abril, as regiões da Ligúria e de Piemonte, em Itália, receberam as quartas e últimas jornadas internacionais do projecto Herbartis, sob organização conjunta dos parceiros Associazione Le Terre dei Savoia e CREA-FSO – Consiglio per la Ricerca in agricoltura e l’analisi dell’Economia Agraria, Unità di ricerca per floricoltura e le specie ornamentali.

Do programa fizeram parte as visitas à Cooperativa Valverbe, ao Laboratório Euphytos, à Azienda Agraria Anfossi, e ainda ao MÚSES – Accademia Europea delle Essenze e aos viveiros/ colecção de plantas do próprio CREA.

Foi possível conhecer ainda, em seminário, as iniciativas de marketing de La Vechia Distilleria, da Lavanda della Riviera dei Fiori e de Zafferano di Cuneo. Completou as apresentações em Seminário a abordagem de temas como “A importância da colaboração entre produtores”, por Andrea Primavera, da FIPPO – Federazione Italiana Produttori Piante Officinali, “O papel estratégico das colecções de germoplasma para o desenvolvimento de novos produtos, por Claudio Cervelli, “Produtos feitos à base de plantas aromáticas e medicinais”, por Luisa Pistelli, ambos do CREA, e “Estratégias de desenvolvimento local para o manjericão”, por Giovanni Minuto, do CeRSAA – Centro di Sperimentazione e Assistenza Agricola.

O programa das jornadas ficou completo com o debate de temas, previamente fixados, em grupos de trabalho transnacionais, envolvendo os formandos dos cursos nos 4 países da parceria Herbartis.


Mais informação sobre o projecto Herbartis: http://epam.pt/o-projecto-o-processo/herbartis-qualificar-e-certificar-a-producao-artesanal-de-pam/

Imagens das Jornadas: facebook da ADCMouraFacebook do Herbartis

Fotos: Clara Lourenço

 

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply