As plantas aromáticas medicinais e condimentares, Portugal Continental 2012 (GPP, 2013)

Foi recentemente apresentado ao público o Estudo com o título AS PLANTAS AROMÁTICAS MEDICINAIS E CONDIMENTARES, PORTUGAL CONTINENTAL 2012, realizado pelo GPP na sequência do 1º Inquérito nacional ao sector lançado no ano passado. Este inquérito foi desenvolvido no âmbito de um grupo de trabalho incluído no projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal.

“As explorações dedicadas à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM) apresentam uma dinâmica de crescimento notável, atraindo para esta atividade novos produtores, apesar do seu peso ser ainda relativamente diminuto quando comparado com outros setores agrícolas.
Esta dinâmica resultou na realização de um inquérito à produção, impulsionado pelos produtores e associações de desenvolvimento local, parte ativa na sua preparação e concretização. A partir do inquérito, completado ainda com outras fontes de informação, de que se salientam os dados fornecidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2007-2013 – ProDer, foi possível produzir o presente estudo e, desta forma, contribuir para um melhor conhecimento do setor.
O estudo abrange, não só as questões metodológicas do inquérito, como também os dados do comércio internacional, passando pela análise dos resultados do inquérito em si e da análise da informação sobre o investimento apoiado pelo ProDer, e apresentando ainda a primeira estimativa do valor de produção padrão para as PAM e, de forma agregada, para o total do setor.” (in www.gpp.pt/IPAM)

ESTUDO (pdf)

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply