ADCMoura na direcção de rede internacional de apoio às PAM

logo ceddemADCMoura eleita para a Direcção do CEDDEM, associação para o desenvolvimento da fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais na região Euromediterrânica

Quarenta e um participantes, de dez países, entre os quais a representante da ADCMoura/EPAM, por Portugal, estiveram presentes na Assembleia Geral e na reunião de trabalho do CEDDEM – Centre d’Étude et de Développement Durable Euroméditerranéen, que decorreram em Aix-en-Provence (França) no passado dia 1 de Dezembro.

ceddem3  direcção ceddem

Na Assembleia Geral da associação, que teve lugar durante a manhã, foram eleitos um novo Conselho de Administração, com dez membros reunidos em quatro colégios (de produtores, de instituições, de empresas e científico) e uma nova Direcção Executiva, eleita por unanimidade, de que fazem parte Laurent Depieds (CPPARM, França), Mohamed Neffati (IRA, Tunísia), Alain Aubanel (CHIEF, França), Clara Lourenço (ADCMoura, Portugal) e Rudy Usseglio (CRIEPPAM, França).

De tarde, realizou-se uma reunião/ seminário, com diversas apresentações sobre a actualidade regulamentar e sobre as produções de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) nos diversos países presentes, a saber:

Os alcalóides pirrolizidínicos nas PAM secas, por Denis Bellenot (ITEIPMAI); Resíduos de pesticidas nas PAM Bio, por Bernard Prévault (PPAM de France); Investigação sobre os regulamentos de venda directa das PAM, por Alix Courivaud (FranceAgriMer);

As produções de PAM na zona euro-mediterrânica : Bósnia-Herzegovina, por Miro Barbaric; Croácia, por Smiljana Goreta Ban; Marrocos, por Saadia Zrira; Portugal, por Clara Lourenço; Tunísia, por Mohamed Neffati; França, por Nadine Garcia; Albânia, por Valter Hoxha; fileiras BIO em Espanha, por Eva Moré; Itália, por Barbara Ruffoni; Grécia, por Moschos Polissiou.

Todas as apresentações se encontram disponíveis para download no site do CEDDEM, aqui.

As próximas etapas deste processo passam pela definição de novos objectivos e de meios de funcionamento pelo Conselho de Administração do CEDDEM.

A missão principal do CEDDEM, associação sem fins lucrativos sediada em França, é ser uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento sustentável do sector das plantas mediterrâneas e favorecer a sua valorização nas áreas da perfumaria, cosmética, alimentação, medicina, assim como da paisagem, cultura e turismo, no âmbito duma parceria entre países do Mediterrâneo.

O CEDDEM pretende ser uma “porta de entrada” para acções colaborativas de apoio ao desenvolvimento da fileira das PAM nos países euro-mediterrâneos. Estas parcerias estão organizadas preferencialmente em torno das seguintes áreas:

  • Investigação: O CEDDEM pode ajudar a identificar as actividades de investigação destinadas a reduzir os custos de produção, melhorar a qualidade das PAM, respeitar o meio ambiente e facilitar a utilização das plantas e dos seus extractos pelas indústrias. Funciona como incubadora desses projectos e apoia, sempre que possível, a transferência de resultados.
  • Desenvolvimento: Através do apoio aos agentes económicos nos seus projectos de desenvolvimento e ao estabelecimento de parcerias  em contexto euro-méditerrânico.
  • Formação: Mediante uma oferta formativa necessária ao funcionamento dos projectos de desenvolvimento e um plano de comunicação sobre os diversos cursos de formação organizados na região euro-mediterrânica.
  • Valorização de projectos: Propondo e levando a cabo acções de promoção em parceria com os diversos actores territoriais implicados.
  • Cooperação: Desempenhando um papel principal em matéria de cooperação entre o Norte e o Sul do Mediterrâneo.
  • Participação: Em grupos de trabalho, ao nível europeu e/ou internacional, para dar a conhecer as problemáticas associadas às produções euro-mediterrânicas de PAM.

 


Contactar o CEDDEM, em Portugal:

Maria Clara Lourenço (ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura)

clara.lourenco@adcmoura.pt

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply